MSF - Médicos Sem Fronteiras - Vagas Brasil

MSF - Médicos Sem Fronteiras - Vagas Brasil

Saúde

About

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde ... View More

Our Jobs

About MSF - Médicos Sem Fronteiras - Vagas Brasil

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto socorriam vítimas em meio a uma guerra civil brutal, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos, que faziam com que muitos se calassem, ainda que diante de situações gritantes. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz.

A atuação de Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.

Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorre em casos de extrema urgência –, a organização pode fornecer água, alimentos, saneamento e abrigos. Esse tipo de ação se dá prioritariamente em períodos de crise, quando o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a vida das pessoas é ameaçada.

A atuação de MSF respeita as regras da ética médica, em particular, o dever de oferecer auxílio sem prejudicar qualquer indivíduo ou grupo e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer uma atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem são os beneficiários.

Why Work With Us

Princípios

Todos os profissionais que atuam com MSF, sejam médicos, especialistas em saúde ou de outras áreas, devem sempre honrar os seguintes princípios, descritos na carta de princípios da organização:

Independência
Médicos Sem Fronteiras é independente: não está atrelada a poderes políticos, militares, econômicos ou religiosos e tem liberdade de ação, decidindo onde, como e quando atuar com base em sua própria avaliação do contexto e das necessidades. Essa independência de ação é garantida por sua independência financeira, já que, de todo o financiamento de MSF, cerca de 90% é proveniente de doações de indivíduos e da iniciativa privada.

Imparcialidade
Médicos Sem Fronteiras oferece ajuda humanitária e cuidados de saúde àqueles que mais precisam, sem discriminação de raça, religião, nacionalidade ou convicção política. A organização define o público que será priorizado com base, exclusivamente, na avaliação das necessidades de saúde identificadas. A possibilidade de aliviar o sofrimento de indivíduos por meio da ação médica é o que determina a norteia as atividades de Médicos Sem Fronteiras.

Neutralidade
Em situações de conflito, MSF não toma partido. A neutralidade é crucial para as equipes conseguirem chegar a qualquer pessoa afetada, independentemente do lado do conflito em que esteja. A neutralidade de MSF é possibilitada pela sua total independência financeira de governos ou partes envolvidas em conflitos.

Transparência
MSF avalia constantemente os projetos que implementa e presta contas à sociedade e aos doadores sobre a gestão dos recursos captados e resultados de suas ações. A origem e utilização dos recursos são apresentadas de forma clara e acessível. Para reforçar esse compromisso, os relatórios ?nanceiros são auditados por empresas independentes e redigidos em conformidade com os padrões da International Financial Reporting Standards (IFRS). São também publicados relatórios anuais, que trazem o resumo das atividades desenvolvidas em campo e análise crítica dos progressos, obstáculos e aprendizados. MSF também preza pela transparência na relação com seus pacientes e, coerente com essa transparência, informa-os sobre as escolhas que faz e sobre as decisões que toma no que se refere à sua atuação médica.

Ética médica
As ações de MSF são, acima de tudo, médicas. O trabalho da organização é norteado pelas regras da ética médica universal. Em primeiro lugar, vem o dever de prestar assistência a quem precisa, sem prejudicar indivíduos ou grupos. A ética médica fala de respeito à autonomia e à con?dencialidade dos pacientes, e também de seu direito a acessar todas as informações necessárias para que possam consentir procedimentos e tomar decisões com respaldo. Cada indivíduo é tratado com dignidade e respeito e recebe cuidados médicos de qualidade.


Carta de Princípios
A organização Médicos Sem Fronteiras leva ajuda médico-humanitária às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer discriminação racial, religiosa, filosófica ou política.

Trabalhando com neutralidade e imparcialidade, Médicos Sem Fronteiras reivindica, em nome da ética médica universal e do direito à assistência humanitária, a liberdade total e completa do exercício de suas atividades.

Os membros da organização se empenham em respeitar os princípios deontológicos de sua profissão e em manter total independência em relação a todo poder, bem como a toda e qualquer força política, econômica ou religiosa.

Voluntários, eles compreendem os riscos e os perigos dos trabalhos que realizam e não reclamam para si qualquer compensação que não seja aquela oferecida pela organização.

Follow our social media

Sectors

Saúde

Founded in

1971

Location

Escritório RJ: Avenida Rio Branco, 135 - Centro. CEP: 20.0409-12 - Rio de Janeiro - RJ

Awards

  • Medalha

    Prêmio Nobel da Paz

    Nobel

    Year: 1999

Our Jobs

Testimonials

  • Daniel Ferreira

    Analista Contábil

    Trabalhei em empresa privada, mas escolhi e trabalho no terceiro setor há pelo menos 11 anos. Trabalhar em MSF é dedicar o meu tempo e minha experiência a um propósito maior. É ter a certeza de que estou fazendo parte da transformação que quero no mundo. É viver em constante evolução e aprendizado pessoal e profissional. É saber que todo meu trabalho está sendo útil para que outros possam viver com mais dignidade, através dos diversos projetos que MSF oferece.

  • Daniele Mota

    Analista de Banco de Dados

    Trabalho em MSF-Brasil há dez anos. Fico muito orgulhosa de ver o quanto MSF cresceu e saber que fiz parte desse crescimento me enche de alegria. MSF é uma organização que te ouve, te abraça e motiva a ser uma pessoa/profissional melhor. É sobre ter amor humanitário correndo nas veias e vontade de tornar o mundo melhor. Se me perguntarem se tenho orgulho de trabalhar aqui, eu digo mil vezes que sim.

  • Andrea Couto

    Especialista de Inteligência de Informações e Projetos Especiais

    Estar num ambiente tão colaborativo, onde as hierarquias representam divisão de papéis e o objetivo maior é ajudar pessoas, me estimula a fazer mais e melhor. A busca de conhecimento, a tolerância e a resiliência são valores que nos fazem viver o verdadeiro sentido da palavra “equipe”.

Photo Gallery