GERENTE DE ATIVIDADES DE SAÚDE MENTAL - Boa Vista - Territorio Indigena Yanomami
- In-office
- Boa Vista, RR, BR Boa Vista, RR, BR
- De segunda à sexta, das 8h às 17h com 1h de almoço
-
Operational
•
Tenured - CLT labor code
Description and Responsibilities
Objetivo principal:
• Definir, coordenar e monitorar todas as atividades relacionadas à saúde mental no projeto, incluindo a gestão da equipe, garantir a qualidade do atendimento e analisar estatísticas e relatórios, de acordo com os protocolos de MSF, a fim de fornecer o suporte mais adequado aos pacientes.
Responsabilidades:
• Em estreita colaboração com outros membros da equipe médica, identificando as necessidades de apoio de sau-de mental na população-alvo e participando da definição, planejamento, organização e atualização da estratégia apropriada de MSF e das atividades de Saúde Mental (SM) e seu orçamento. Monitoramento e avaliação de ati-vidades de apoio à saúde mental.
• Revisar e desenvolver os materiais técnicos, ferramentas, diretrizes e documentos e coordenar e garantir a im-plementação de todos os protocolos e procedimentos padrão de Saúde Mental estabelecidos por MSF para for-necer o tratamento mais adequado aos pacientes.
• Planejar e supervisionar, em estreita coordenação com o departamento de Recursos Humanos (RH), os proces-sos associados (recrutamento, treinamento/indução, briefing/debriefing, avaliação, detecção de potencial, desen-volvimento e comunicação interna) do pessoal sob sua responsabilidade, a fim de garantir tanto o dimensiona-mento e a quantidade de conhecimento necessária.
• Coordenar e assegurar que as atividades de Saúde Mental (dentro e fora das unidades de saúde), com os uten-tes, sejam realizadas com acompanhamento regular de forma a proporcionar o tratamento mais adequado aos utentes com problemas psicossociais. Garantir que a equipe de Saúde Mental esteja calma e neutra durante as sessões, independentemente de sentimentos e/ou crenças pessoais e que os tradutores sejam treinados sobre terminologia e comportamento apropriado durante as sessões.
• Mapear e atualizar regularmente os serviços de Saúde Mental existentes, incluindo outras ONGs internacionais, ONGs locais, grupos comunitários e serviços de saúde governamentais etc. e manter uma comunicação e cola-boração boas e regulares com outros componentes do projeto de acordo com os objetivos e contexto. Identificar possíveis problemas de advocacia e informar o Coordenador Médico e o Coordenador do Projeto antes de tomar qualquer ação.
• Garantir, em estreita colaboração com o departamento médico, que o departamento de SM participe no aconse-lhamento, bem como nas atividades de Prevenção da Transmissão de Pais para Filhos e Aconselhamento e Tes-te Voluntário, quando necessário.
• Participar de relatórios mensais de acordo com as diretrizes (SitRep, relatório estatístico etc.) e relatar situações e casos problemáticos com o Coordenador Médico para auxiliar na tomada de decisão e resolução de problemas.
• Garantir que os pacientes psiquiátricos que chegam às instalações de MSF recebam tratamento adequado, inclu-indo medicação psicotrópica e apoio psicossocial, seja dentro de um programa de MSF ou por meio de encami-nhamento a um local apropriado.
Responsabilidades de contexto:
• Coordenar a entrada da equipe de saúde mental na Terra Indígena Yanomami (TIY), em colaboração com o departamento médico e os departamentos operacionais (RH, Finanças, Logística). De acordo com as necessidades operacionais do projeto.
• Planejar as atividades conforme a estratégia de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS), em colaboração com o Referente Técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yekwana (DSEI-YY)
• Apoiar a Supervisora de Suporte ao Paciente e sua equipe no desenvolvimento e na implementação de atividades relacionadas a SMAPS na CASAI-YY, quando necessário.
• Estar disponível para permanecer na TIY por períodos de 15 ou 30 dias, de acordo com as necessidades do projeto.
• Identificar necessidades de capacitação e desenvolver formações para a equipe de saúde mental, alinhadas às prioridades do projeto.
• Conduzir sessões de supervisão clínica, individuais e em grupo, para a equipe de saúde mental.
• Se necessário, realize sessões de apoio psicossocial individuais ou em grupo para a população-alvo.
• Supervisionar o planejamento e a execução das atividades de Saúde Mental e Apoio Psicossocial na TIY.
• Participar de reuniões com sua própria equipe e com as várias equipes do departamento médico, bem como de reuniões regulares com o DSEI-YY ou outros parceiros
• Preparar e compartilhar relatórios regulares com dados consolidados das atividades de SMAPS com o DSEI-YY.
• Garantir a manutenção adequada de registros de pacientes e a entrada precisa de dados no sistema DHIS2.
• Desenvolver e implementar ferramentas psicossociais com metodologias culturalmente adaptadas para abordar prevenção ao uso prejudicial de álcool, prevenção à violência baseada em gênero e prevenção ao suicídio.
• Atuar em conformidade com as políticas e diretrizes nacionais de SMAPS estabelecidas pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e pelo Ministério da Saúde.
Requirements
Requisitos:
Educação: Licenciatura/Mestrado em Psicologia ou Médico com especialização em psiquiatria.
Experiência:
Experiência de trabalho essencial de pelo menos dois anos como psicólogo,
Desejável experiência de trabalho com MSF ou outras ONGs
Desejável experiência de trabalho em países em desenvolvimento
Desejável experiência em gerenciamento de pessoal
Idioma: Português, Ingles (oral e escrita) intermediário.
Conhecimento: Internet e Pacote Office
Competências: Resultados, Trabalho em equipe, Flexibilidade, Compromisso, Gestão do estresse
Benefits
About the company
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária médica independente e internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias em mais de 70 países do mundo. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
MSF contrata para seu projeto de assistência humanitária á situação da migração venezuelana e das populaçoes indigenas em Boa Vista e Pacaraima (Estado Roraima).
A vaga estará aberta até 16 de abril 2023, serão contatados apenas os candidatos pré-selecionados.
Code: 99366
Registration Date: 2025-01-07
Updated on: 2025-01-07
- Code: 99366
- Registration Date: 2025-01-07
- Updated on: 2025-01-07